domingo, 1 de julho de 2007

SÓ A ARTE É MAIS EXCITANTE QUE O CRIME

Mandei o e-mail abaixo para o Danilo Miranda, diretor do SESC São Paulo.
Metidos que estamos nas questões da vida, uma peça é o nascimento de uma reação tentacular que tenta viver e se inspirar em tudo quanto é canto ou possibilidade:
(Não custa lembrar Carandiru é o nome de uma abelha, uma fazedora de mel...)

"Caro Danilo

SÓ A ARTE É MAIS EXCITANTE QUE O CRIME

esta frase eu ouvi do Zé Celso em 1987 na cerimônia ecumênica que fizemos no teatro oficina quando aconteceu o bárbaro assassinato do seu irmão Luiz Antonio.

Evoco a frase porque de alguma forma todos nós que trabalhamos com a arte temos sempre o desejo de criar possibilidades para a vida que tragam a civilização e não a barbárie.(*)

Todo esse preâmbulo necessário faço porque este ano de 2007, nos 15 anos do massacre do carandiru, estamos estreando dia 6 de julho no sesc santana, direção de gabriel vilela, adaptação de dib carneiro neto a peça salmo 91, do livro estação carandiru, do dr drausio varela
e eu gostaria de sugerir ao sesc são paulo a mudança do nome do SESC SANTANA para SESC CARANDIRU, (*)
dentro desse espírito de metamorfose da realidade artisticamente para melhor, como vejo que tem sido o trabalho do sesc, capitaneado por sua direção.

Quero também propor a exposição inédita de fotos organizada pelo jornalista JUVENAL PEREIRA, que na época do massacre recolheu fotos de todos os fotografos jornalistas que lá estiveram.

A meu ver, seria uma maneira internacional de colocar, acima da condenação deste ou daquele, a vencedora presença do espírito artístico, o mesmo que norteou, por exemplo picasso em GUERNICA, não menos odioso e vergonhoso acontecimento.

Enfim, escrevo pra te sugerir e inspirar e me inspirar neste momento de criação do trabalho.

até

Pascoal da Conceição"


Escrevi a quente e depois do escrito:
1. quero retificar esta coisa de civilização e barbárie, não é assim que eu vejo as coisas, tão separadas e sem se transarem. quero dizer apenas que vida é a coisa que interessa, vida e uma "arte tão forte como a fome", como diz o Artaud.
2. Outra coisa, o sesc não me respondeu, mas foi bom assim, cantar pra subir o nome CARADIRU não é obrigação do SESC, é obrigação de todos nós.
Tupy!

Um comentário:

dib disse...

Pascoal, que bela iniciativa a sua. Que belo ator é você, que pensa e age para muito além dos limites impostos por um texto decorado. Tenho orgulho de estar com você neste projeto de Salmo 91. o autor-vivo.