sexta-feira, 13 de julho de 2007

CRÍTICA/COMENTÁRIO NA ISTO É GENTE, por Ivan Cláudio

REVISTA 'ISTO É GENTE'.


Salmo 91
Direção de Gabriel Villela, com Pascoal da Conceição e Rodolfo Vaz



A SUSPEITA de que o potencial do livro Estação Carandiru estivesse esgotado cai por terra com a peça Salmo 91, em cartaz em São Paulo. Primeiro porque o texto de Dib Carneiro Neto parece ser o que melhor reproduz o grande trunfo da obra. No livro de Drauzio Varella, as histórias pessoais, narradas pelos criminosos, funcionam como uma confissão católica na qual a noção de pecado e penitência foi implodida. Da imensa galeria de internos, Dib escolheu dez e articulou o texto em número equivalente de “monólogos-confissões”.

Estão lá o travesti que sonha com um Natal com neve, o pai orgulhoso com a chegada do filho-bandido, o velho que passou a vida na cadeia, o malandro casado com duas mulheres, e por aí vai.Todos com um passado de violência, mas com uma história que os humaniza.


A direção madura de Gabriel Villela reduziu esses quadros à sua essência: o ator entra, dirige-se à frente do palco e conta sua vida. O cenário é mínimo: apenas uma fileira de celas brancas ao fundo e painéis com reproduções barrocas do inferno. Com roupas comuns, algumas manchas de sangue nas pernas e simbólicos objetos de cena, os atores Pascoal da Conceição, Ando Camargo, Rodolfo Vaz, Pedro Moutinho e Rodrigo Fregnan transformam os monólogos em pequenas peças de “canto-falado”. É de arrepiar.

Ivan Claudio

Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579, tel. (11) 6971-8700. Até 19/8.

Nenhum comentário: