quarta-feira, 7 de novembro de 2007

FALA ARTAUD

abro meus ouvidos pra escutar o mestre do teatro vivo falar forte para que eu me inspire e pire:

"MAIS URGENTE NÃO ME PARECE TANTO DEFENDER UMA CULTURA CUJA EXISTÊNCIA NUNCA SALVOU UMA PESSOA DE TER FOME E DA PREOCUPAÇÃO DE VIVER MELHOR, QUANTO EXTRAIR DAQUILO QUE SE CHAMA CULTURA IDÉIAS CUJA FORÇA VIVA SEJA IDÊNTICA A DA FOME."
extrair daquilo que se chama cultura idéias cuja força viva seja idêntica a da fome, fome de fazer cada vez mais mais. fico triste, deprimido, desanimado, mas reparo que a fome não me abandona, mais cedo ou mais tarde ela desperta e me incomoda e surpreende e de repente me vejo me virando e revirando para viver: viva a força da idéia que dá fome de viver1

"TODAS AS NOSSAS IDÉIAS SOBRE A VIDA TÊM DE SER REVISTAS NUMA ÉPOCA EM QUE NADA MAIS ADERE À VIDA.E ESTA PENOSA CISÃO É MOTIVO PARA AS COISAS SE VINGAREM, E A POESIA QUE NÃO ESTÁ MAIS EM NÓS, E QUE NÃO CONSEGUIRMOS ENCONTRAR MAIS NAS COISAS, REAPARECE DE REPENTE PELO LADO MAU DAS COISAS;E NUNCA SE VIRAM TANTOS CRIMES CUJA GRATUITA ESTRANHEZA SÓ SE EXPLICA POR NOSSA IMPOTÊNCIA EM POSSUIR A VIDA."
li nos jornais desta manhã que dois irmãos que se amavam mataram enforcado um irmão menor para pedir um resgate e fugir. que imaginação mais perversa! é nessa bosta de cultura, de criação fraca, que está o útero que gera estas idéias perversas que depois vão povoar os sonhos e alimentar a ambição que as pessoas tem de mudar suas vidas e viver seus amores. Compreendo voce artaud quando fala da gratuita estranheza dos crimes que só se explica por nossa impotência em possuir a vida. Varre de mim meus pensamentos essa fraqueza, esse nheco nheco sem musculatura, com musculatura burguesa, como diz o Gabriel, que não tem musculos no pensamento para sonhar sonhos de riqueza para a humanidade. Poesia na gente pra revisar nossas idéias com coragem, pra mudar, pra aderir a vida.

"SE O TEATRO EXISTE PARA PERMITIR QUE O RECALCADO VIVA, UMA ESPÉCIE DE ATROZ POESIA EXPRESSA-SE ATRAVÉS DE ATOS ESTRANHOS EM QUE AS ALTERAÇÕES DO FATO DE VIVER MOSTRAM QUE A INTENSIDADE DA VIDA ESTÁ INTACTA E QUE BASTARIA DIRIGI-LA MELHOR."
eu não entendo direito esta frase, mas intuo que está no teatro, no viver a estranheza da poesia do teatro a resposta para isso que me angustia e não entendo. Teatro espaço libertário, pra fazer viver o que mais de oculto, mais encoberto viva fora de mim, em cena e não obsceno.

merda

Nenhum comentário: