terça-feira, 14 de agosto de 2007

"DE PASSAGEM MAS NÃO A PASSEIO"

A TEMPORADA DE SALMO 91 FOI CONDENADA A MORTE NO DIA 19 DE AGOSTO DE 2007 DOMINGO ÚLTIMA DIA DAS 17 APRESENTAÇÕES NO SESC SANTANA.

COMENTÁRIO 1: Uma peça para fazer barulho precisa do "boca a boca" do público, muitas vezes esse tempo é insuficiente para fazer a peça acontecer e mudar de endereço também altera e encarece a comunicação da peça com o público, o que pode significar (e muitas vezes significa) o fim o espetáculo.
É a PENA DE MORTE fruto da ausência do poder público com ações que garantam SEDE e VIDA LONGA aos grupos e às peças.

PORÉM, COM A REPERCUSSÃO QUE ALCANÇOU TRAZENDO PRA CENA ESSE VELHO, MAIS QUE REQUENTADO ASSUNTO, A PRÁTICA DO MASSACRE PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS BRASILEIROS,
RECOLOCANDO O TEATRO NO CENTRO DA DISCUSSÃO DAS QUESTÕES DE TODOS NÓS,
A PEÇA ACABA DE GANHAR UMA SOBREVIDA NO TEATRO OFICINA, VINDA DESSAS MÃOS SOLIDÁRIAS E GENEROSAS QUE, COM SORTE, A GENTE ENCONTRA PELA RUA, NO CASO, A RUA JACEGUAI 520 SEDE DA CIA TEATRO OFICINA UZYNA UZONA, QUE SAI EM VIAGEM PELO BRASIL.

COMENTÁRIO 2 Didaticamente a peça veio à luz no SESC Santana vizinho do PAVILHÃO 9, DO PRESIDIO DO CARANDIRU,onde se deu o MASSACRE e agora vai pro território-quarteirão que simboliza duas aspirações distintas: O SHOPPING do Grupo Silvio Santos e o UNIVERSIDADE ANTROPOFÁGICA DA CULTURA BRASILEIRA /TEATRO DE ESTÁDIO, projeto do Oficina.
Do Carandiru para a Universidade.

ENTÃO, AQUELES QUE DERAM VIDA PRIMEIRA A ESTE PROJETO DIB CARNEIRO NETO, O AUTOR, GABRIEL VILLELA, DIRETOR, E O PRODUTOR ATOR CLAUDIO FONTANA
AGORA TÊM PARA CRIAR A NOSSA CRIANÇA, ESSA RUA TÃO FALADA DO TEATRO OFICINA, ABERTA PRO ANHANBAGABAU DA FELICIDADE.

Contra uma cultura de morte, de cadeias de Shoppings:
TODA VIDA À UNIVERSIDADE ANTROPOFÁGICA DA CULTURA BRASILEIRA!

"O homem é o animal que vive entre dois grandes binquedos - o Amor onde ganha e a Morte onde perde. Por isso, inventou as artes plásticas, a poesia, a dança, a música, o teatro, o circo, e enfim o cinema."
PALAVRAS DO ANTROPÓFAGO OSWALD DE ANDRADE:

Um comentário:

Nanda Rovere disse...

Como já disse, essa peça tem que continuar. Ela aborda assuntos que realmente continuam muito atuais (infelizmente continuam).
Uma temporada linda no Sesc santana e a abertura de vcs para aceitarem discordâncas e mais, aproveitá-las para suscitar um debate demorático sobre violência.

Sou uma privilegiada. Conhecer todos vcs do elenco, o Gabriel, Claudio, Guga, Cacá e outros mais dessa equipe maravilhosa, me deixa mais feliz , me faz acreditar que a arte , mais especificamente o teatro, está mais vivo, criativo e efervescente do que nunca.

Estou tentando levar a galera da minha sala da faculdade ra ver Salmo,. No Sesc não será possível, mas farei de tudo pra que dê certo no Oficina, um lugar mais do que propício pra receber essa montagem .

Gabriel me mostrou , e continua me mostrando a magia do teatro; mas ele estar sempre cercado de pessoas talentosas, certamente faz com que tudo saia tão lindo, tocante e maravilhoso.
Merda no fim de temorada no Sesc. Merda no Oficina. Merda na vida!

Nem preciso dizer que os admiro, sempre, e cada vez mais

Bjs
Nanda Rovere