quarta-feira, 13 de agosto de 2008

E AGORA VAI SAIR O LIVRO!!!!


A Editora Terceiro Nome
convida para o lançamento do livro

SALMO 91
de
Dib Carneiro Neto

segunda-feira, 25 de agosto de 2008, a partir das 19h30
no Teatrix Bar e Restaurante
Rua Peixoto Gomide, 1.066 – Jardim Paulista – São Paulo

PRÊMIO SHELL DE MELHOR TEXTO DE TEATRO EM 2007

Assim como no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, no qual Dib Carneiro Neto se inspirou, Salmo 91 dá voz a bandidos inescrupulosos, matadores impiedosos e criminosos revoltantes, e, nas palavras do diretor da primeira encenação da peça, Gabriel Villela, traz em seus monólogos uma urgência trágica, mesmo quando a escrita apóia-se em designers cômicos, patéticos, bizarros.
Este texto impactante estreou no teatro do Sesc Santana, em São Paulo, em julho de 2007, e recebeu os prêmios Shell de Melhor Texto, Shell de Melhor Ator (Rodolfo Vaz), APCA de Melhor Direção e Troféu Qualidade Brasil na categoria Drama: Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator (Pascoal da Conceição). Além do Sesc Santana, cumpriu temporadas no Teatro Oficina, em São Paulo, no Teatro Poeira, do Rio. Excursionou por muitas cidades do país e integrou a programação oficial dos festivais internacionais de teatro de Curitiba e de Belo Horizonte, ambos em 2008.
O jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto, editor do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, é paulista de São José do Rio Preto. Sua primeira peça encenada é Adivinhe quem vem para rezar (editada em livro pela Terceiro Nome, em 2005), dirigida por Elias Andreato, com Paulo Autran e Claudio Fontana no elenco.

Para Dib, o lançamento de Salmo 91 finaliza uma importante trajetória iniciada em 1999 com a leitura do livro de Dráuzio:
E eis que bandidos inescrupulosos, matadores impiedosos, criminosos revoltantes nos contam histórias. O impacto dessa leitura foi enorme. Fechei a última página absolutamente fascinado. Por isso, não demorei muito tempo: Estação Carandiru foi lançado em 1999 e no fim desse mesmo ano eu já tinha terminado minha adaptação teatral daquele que viria a ser um best seller de marcar época na história do mercado editorial brasileiro.... Armado de certa coragem, mas ainda assim muito tímido e vacilante, telefonei para o autor do livro para pedir que lesse minha adaptação. Teclei o número do consultório do dr. Drauzio Varella, com o coração aos pulos, ciente de que estava tomando uma atitude ousada: até então, eu nunca tinha escrito nada para teatro e achava que já poderia começar assim... adaptando Estação Carandiru.

Dráuzio não apenas aprovou, como escreveu:
O grande mérito do adaptador Dib Carneiro Neto, ao escrever Salmo 91, foi produzir um texto teatral que respeitou não apenas o conteúdo do meu livro, mas as características dos personagens, da prisão e, especialmente, a linguagem dos presos, para criar uma polifonia de forte conteúdo dramático.

Gabriel Villela, diretor de Salmo 91, assim definiu o conteúdo dramático de Dib:
Com habilidade de escritor/jornalista e seu sensível espírito humanista, [Dib] organizou sua fábula de tal modo a recriar os instantes preliminares da matança e, num final alegórico, registrar o momento daquilo a que passamos a chamar de Massacre do Carandiru. A peça corre numa velocidade estonteante e traz em seus monólogos uma urgência trágica, mesmo quando a escrita apóia-se em designers cômicos, patéticos, bizarros. “Oh, vós! Todos que passais! Vinde e vede se há dor igual à minha dor”.

Salmo 91
Autor: Dib Carneiro Neto
Apresentação: Gabriel Villela
Projeto gráfico: Antônio Kehl
Formato: 160 páginas, 12 x 18 cm, brochura
Preço: R$ 26,00

Assessoria de imprensa:
Claudia Piccazio e Sarah Czapski – imprensa@terceironome.com.br

Nenhum comentário: